Saiba como "deixar a porta aberta" ao sair da empresa

publicado em 07/06/2011 às 11h18: atualizado em: 07/06/2011 às 12h09 Sair bem do emprego pode ajudar em uma possível volta, orienta especialista

Julio Cardozo, colunista do R7 Não existe emprego para a vida toda, por isso, saia de cabeça erguida, assim como entrou


Sair do emprego não é o fim do mundo. Em qualquer uma das circunstâncias, se pedimos demissão ou o patrão é que nos manda embora, meu conselho é: saia de bem com a empresa e com o chefe para deixar as portas sempre abertas.

Lembre-se que você vai precisar de referências do antigo emprego quando concorrer a uma vaga em outro lugar ou então considerar a hipótese de voltar, o famoso efeito bumerangue em que você sai e depois volta. 

Deixe seu comentário no blog do Julio Cardozo.

O que fazer pra sair bem? Primeiro de tudo é fundamental se conscientizar que tem de sair bem. Se você foi demitido, certamente ficou chateado. Mas é preciso contemporizar, porque o patrão pode ter outros planos, diferentes dos seus.

Além disso, não existe emprego pra vida toda. Ao se despedir, cumprimente as pessoas, seus amigos, seus colegas de trabalho e saia de cabeça erguida. Passe pela porta da mesma maneira que você entrou.

Não deixe nenhum projeto pendente, nenhuma atividade parada. Não largue as pessoas na mão. Se possível, passe seu serviço ao sucessor, se é que vai existir algum. Ou seja, deixe a mesa limpinha, sem problemas para trás. E faça com que as pessoas, quando se lembrarem do seu nome, associem a uma pessoa ética, que fez o que precisava fazer. Torne-se um bom exemplo.

Dicas sobre carreira e comportamento em http://twitter.com/juliocardozo.

Veja as respostas certas do quiz aqui