Nova lei pode suprir falta de até 15,7 mil <br> professores universitários temporários

publicado em 09/06/2011 às 08h03: Câmara aprovou medida provisória que autoriza contratação em universidades federais

Agência BrasilAgência Brasil A professora da UnB, Regina Vinhaes, fala em conferência de educação; contratação de temporários pode suprir até 15,7 mil vagas abertas


A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (8) a medida provisória que autoriza a contratação temporária de professores para universidades federais e projetos de educação técnica e tecnológica.

Saiba mais sobre o Enem
Saiba mais  sobre o Fies
Saiba mais sobre concursos
Veja mais notícias de vestibular

Ele argumentou que a medida servirá para suprir a demanda total de docentes verificada na implementação do Reuni (Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federai), enquanto os concursos para o preenchimento das vagas vão sendo realizados.

- Quando o quadro de docentes para a expansão pretendida estiver completo, terão sido criados 1.461 novos cursos presenciais, permitindo 109 mil novas vagas na graduação.

De acordo com o governo, a demanda total de docentes para o Reuni foi estimada em 15.755 professores universitários, com base na razão média de um docente para cada 20 alunos.

A medida provisória também permite a contratação temporária de professores substitutos para ocupar as vagas abertas por licenças, afastamentos ou mesmo por professores que deixaram a sala de aula para ocupar cargos de reitor ou diretor de universidade.

As contratações poderão ser feitas pelo período de um ano prorrogável por mais um ano. O texto ainda eleva de 10% para 20% o limite máximo de contratação de professores substitutos.

O projeto segue, agora, para análise do Senado.

*Com informações da Agência Brasil e Agência Câmara

Veja as respostas certas do quiz aqui

Veja mais notícias de Educação e Empregos no R7
Acompanhe o R7 no Twitter
Faça seu e-mail no R7