Saiba como lidar com o excesso de trabalho

publicado em 25/05/2011 às 08h03: Especialista aponta para a necessidade de conversar sobre o assunto com o chefe

Julio Cardozo, colunista do R7

Você chega cedo e nunca sai antes das 22h, ainda leva trabalho para casa nos finais de semana e a empresa nunca te deixa tirar férias. Situações como essas são mais comuns hoje do que se via no passado.

A pressão por resultados cada vez mais forte tem causado estresse nos profissionais, que não raro se sentem cansados, desmotivados, com dificuldades de se desligarem da rotina do trabalho. Quem está sobrecarregado deve sempre tentar encontrar uma saída.

Empurrar para debaixo do tapete a questão não vai melhorar a sua vida. Muito pelo contrário. Não pense que falar com o chefe significa que você está levando um problema. Lógico que tudo depende da forma como você vai abordá-lo. Dizer apenas que você está trabalhando muito é levar problema.

Deixe seus comentários no blog do Julio Cardozo.

Procure conversar explicando as consequências que esse excesso acarretará no seu desempenho e, consequentemente, na queda de produtividade. Em seguida, aponte soluções. Mostre saídas que possam ser boas para ambos os lados.

Essa é uma maneira eficaz de resolver a questão, sem fazer com que o chefe ache que você está levando mais um problema pra ele, que também deve viver uma situação parecida com a sua. O que você não pode é trabalhar no limite e ficar doente, porque a sua saúde é importante.

Além disso, se você é quem acaba tendo que se afastar porque não suportou a carga de estresse, a empresa logo dará uma solução para o problema, providenciando a sua substituição. Seja inteligente e viva mais feliz.