Cliente denuncia abuso em cobrança de dívida

publicado em 26/05/2011 às 15h05: Empresário diz se sentir humilhado após ligações por causa do atraso em pagamento

Um cliente denunciou o abuso de uma empresa de telemarketing que ligou para cobrar dívida relativa à compra de um carro que ele não pôde pagar. Com as finanças comprometidas, o homem atrasou o pagamento por três meses. Logo começaram as cobranças e o desrespeito aos direitos do consumidor, que fizeram a vítima se sentir humilhada.

Em uma gravação, a funcionária que ligou para negociar o pagamento chega a chamar o empresário de inadimplente, e exige o acerto da dívida. Mesmo após explicar o motivo do atraso, o cliente continuou a ser cobrado.

A reportagem do Hoje em Dia não fez contato com a empresa. Receber ligações de companhias de cobrança é comum para pessoas que estão devendo. No entanto, o telefonema para que a dívida venha a ser paga não pode ultrapassar os limites estabelecidos pela lei. O cliente deve ser tratado cordialmente.

Se valer de coação, ameaças ou constrangimento na hora da cobrança é considerado crime e o cliente que se sentir prejudicado pode acionar a empresa na Justiça. O advogado Renan Sales diz que a empresa que tem esse tipo de comportamento pode dar cadeia.

- Essas empresas cometem infração cível e criminal. Na cível ela responde por um eventual constrangimento cometido.

Veja a reportagem completa