Maiores universidades federais de Minas e do <br> Rio vão trocar vestibular pelo Enem em 2012

publicado em 27/05/2011 às 15h08: UFRJ, UFMG e UFF vão sofrer mudança; ministro confirma abertura do Sisu no meio do ano

Edson Lopes Jr/R7Edson Lopes Jr/R7 Estudantes aguardam em fila para participar da prova do Enem, em novembro de 2010


O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) vai substituir totalmente o vestibular das maiores universidades federais de Minas e do Rio de Janeiro a partir de 2012. A informação foi dada pelo MEC (Ministério da Educação) durante entrevista com o ministro Fernando Haddad, nesta sexta-feira (27).

Para este ano, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a UFF (Universidade Federal Fluminense) e a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) ainda adotarão o Enem de forma mista. A universidade mineira vai substituir a primeira fase do vestibular pela prova.

Já no Rio de Janeiro, a UFRJ e a UFF usaram a pontuação do Enem para preencher 60% e 20% das vagas oferecidas em 2010, respectivamente. Neste ano, o percentual deve ser semelhante.

A adesão total das universidades ao Enem significa um aumento de credibilidade para a prova, apontam especialistas.

Sisu no meio do ano

O ministro confirmou que haverá uma nova edição do Sisu no meio deste ano. O sistema permite disputar vagas em universidades federais usando a nota do Enem. A data de inscrições deve ser divulgada na próxima semana.

- Vamos ter [abertura do] Sisu no meio de ano, sim. Não tem porque não ter.

O MEC (Ministério da Educação), no entanto, não divulgou o número de universidades que já confirmaram a adesão ao Sisu neste ano. O boletim com esses dados deve sair após o fim das inscrições do Enem, no dia 10 de junho.

Inscrições no Enem

Quase 2 milhões de candidatos se inscreveram no Enem até as 12h de sexta-feira (27). A previsão é a de três vezes mais inscritos (6 milhões) até o dia 10 de junho, data em que acaba o prazo de cadastro.

Faça sua inscrição no Enem

O período de inscrições no Enem começou na segunda-feira (23). As provas deste ano serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro, com 180 questões divididas em quatro grandes eixos: linguagens; matemática; ciências da natureza e ciências humanas.

Veja aqui as respostas do quiz.