Governo de SP terá novos critérios para bônus a escolas

publicado em 25/05/2011 às 10h05: A proposta leva em conta o nível socioeconômico de cada unidade

Agência EstadoDo R7

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo vai alterar os critérios para o cálculo do bônus por desempenho das escolas no Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), concedido a docentes e funcionários.

A ideia é levar em conta o esforço e a questão socioeconômica de cada unidade. A proposta também considera o tamanho e o caráter heterogêneo da rede estadual. São 5,3 mil escolas em todo o Estado.

 Segundo a reportagem apurou, a pasta vem fazendo reuniões para discutir o assunto. Quem está preparando o projeto é o especialista em avaliações Francisco Soares, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

- O que o secretário quer é trazer o critério socioeconômico como uma dimensão que, até agora, estava fora dos cálculos. Isso estará em uma expressão aritmética que ainda não está pronta.

 A pasta também quer evitar que as escolas que estejam em um bom patamar de desempenho e percam, de um ano para o outro, poucos pontos no Idesp deixem de receber o bônus - o que ocorre hoje e provoca grande polêmica na rede.

Ainda não há previsão para a implementação das mudanças - o Saresp deste ano deve ocorrer nos moldes do ano passado.