Cerca de 105 mil empresas treinam <BR> seus funcionários pela internet

Getty ImagesGetty Images Cerca de 55% das empresas com mais de 250 funcionários usam o recurso


Das 340 mil empresas brasileiras usuárias de internet e com mais de dez funcionários, cerca de 31% ou 105,4 mil formam seus funcionários através de educação à distância, segundo um estudo do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgado nesta terça-feira (10).

O diagnóstico está no 13º Radar de Tecnologia, Produção e Comércio Exterior, que analisa dados do Censo, que tem 2009 como ano base. 

As grandes companhias – com mais de 250 funcionários – são as que mais usam o recurso. Cerca de 55% delas treinam os empregados pela web.

Por causa da descentralização de seus serviços, empresas de transporte, comunicações e mercado imobiliário são campeãs nas aulas virtuais. 

Já o setor de alojamento e alimentação é o que menos usa este tipo de ferramenta.

Leia também:
Quase 7 milhões de brasileiros estudam via internet
Cursos online são 87% da sobra de vagas do ProUni
Só duas faculdades são "tops" em cursos à distância

A região onde os cursos não presenciais para empregados é mais frequente é o Nordeste. Aproximadamente 32% das empresas nordestinas adotam a internet para treinar seus funcionários.

Grandes companhias estão se instalando sucursais na região o que resulta em crescimento econômico. O treinamento online é uma alternativa para manter a ideologia da empresa “viva” mesmo com a distância.

Entretanto, a diferença é pequena entre as regiões do país. Apenas 4% separam o Nordeste do Centro-Oeste, região que menos usa o recurso.

Veja as respostas certas do quiz