Apesar de situadas em regiões carentes e violentas do Rio de Janeiro, as escolas municipais dessas áreas deram uma lição e conquistaram os primeiros lugares na Prova-Rio e Alfabetiza Rio, exames realizados com 195 mil alunos do 1º, 3° e 7° anos do Ensino Fundamental, pela Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de medir o nível de aprendizagem em matemática e português.
De acordo com a secretária Claudia Costin, 12 das 16 unidades escolares que apresentaram os melhores desempenhos estão localizadas em favelas das zonas norte e oeste.
Os resultados do IDE-Rio (Índice de Desenvolvimento da Educação do Rio de Janeiro) mostram que houve um crescimento de 7% nos anos iniciais e 14% nos anos finais em relação a 2009, quando a taxa foi medida pela primeira vez na rede municipal de ensino.
Os dados revelam ainda que 513 escolas atingiram as metas do Termo de Compromisso de Desempenho e vão ganhar o Prêmio Anual de Desempenho. Deste total, 91 unidades fazem parte do programa Escolas do Amanhã.
A melhor nota foi dada ao Ciep 1º de Maio, entre as comunidades do Rola e Antares, em Santa Cruz, zona oeste do Rio, que obteve 8,8, a maior média geral do 3º ano do Ensino Fundamental da Prova Rio, à frente de 756 escolas.No ano de 2009, o primeiro lugar no simulado para a Prova Brasil também foi dado ao Ciep. Além disso, a Escola Municipal Prefeito Djalma Maranhão, no Morro do Vidigal, zona sul, e Escola Municipal 4º Centenário, no Complexo da Maré, zona norte - obtiveram os primeiros lugares em Português e Matemática, respectivamente, no Alfabetiza Rio.
De acordo com o levantamento, seus alunos tiraram 8,9 e 8,7, nas duas disciplinas respectivamente. A média da rede foi 6.
– Estamos muito contentes com esses resultados, que mostram uma linha clara de evolução na aprendizagem da rede. Percebemos que houve uma melhora importante entre os alunos do 2º segmento. Além disso, constatamos que o programa Escolas do Amanhã tem feito a diferença, já que mais escolas conseguiram atingir as metas estabelecidas
A afirmação é da secretária municipal de educação que comemora o contínuo crescimento dos níveis de aprendizagem nas Escolas do Amanhã, aquelas situadas em áreas conflagradas da cidade. Das 513 escolas premiadas, 91 são do Amanhã, ou seja, enquanto 53% do total de escolas da rede foram premiadas, este percentual foi de 60% no caso das Escolas do Amanhã (91 em 151).
O IDE-Rio serve de base para a premiação anual dos professores e funcionários das escolas, dentro do Termo de Compromisso de Desempenho Educacional, assumido pela rede para melhorar o ensino.