
Já pensou em ter uma profissão diferentona, descolada e bastante divertida? Sim, estou falando da profissão de DJ, o fera dos pick-ups. Pois é, só em São Paulo existem mais de dez escolas que preparam as pessoas para ser DJ.
Comente no blog do Julio Cardozo
E as turmas estão bombando. Muita gente vem procurando cursos para se tornar um profissional de verdade e seguir essa carreira. Algumas escolas, inclusive têm contratos com casas de shows para que o aluno faça um estágio. Como fazer então?
Primeiro é fundamental conhecer e pesquisar os diversos estilos musicais, além de montar um arsenal vasto de canções. Ou seja, você tem que saber quais são os musicais que estão rolando por aí. Já formado, você até pode aceitar cachês baixos para firmar seu nome nas baladas.
Agora, tem que saber se promover. Distribua uma seleção de canções que servirá de currículo, fale com promoters de festas e agentes que cuidam da contratação desse tipo de profissional. Visitar as casas de show para oferecer uma demonstração do seu talento também é um caminho.
É bom também organizar seus CDs, vinis ou arquivos de MP3 em pastas que permitam ter uma boa biblioteca. Bom, lógico que não está aqui prevalecendo o seu gosto pessoal. Você precisa saber o que o público quer e nem em toda casa o público quer a mesma coisa que você está acostumado a tocar em outro ligar.
Tem que ficar super antenado com o que está rolando por aí. Fale com seus futuros colegas de profissão e toque pra frente seu ritmo. Afinal, ser DJ não pode ser uma carreira bacana ou ajudar a ganhar uma graninha extra?