Veja o que fazer se você trabalha <br> em uma empresa sem ética

publicado em 17/05/2011 às 15h37: Se esse é único emprego no momento, fique nele só se for questão de sobrevivência

Julio Cardozo, colunista do R7ThinkstockThinkstock Profissionais devem tomar cuidado caso a companhia que trabalhem seja antiética


Quando a empresa não é ética ela viola valores que nós achamos ser muito importantes. Não devemos contemporizar e aceitar isso impunemente. Empresa que não é ética deve ter os piores funcionários do mundo, se é que tem alguém que quer trabalhar para ela.

Comente no blog do Julio Cardozo

Deve ter os piores funcionários e clientes. Se você está desempregado e esse é único lugar que tem no momento, aí é uma questão de sobrevivência, de conviver temporariamente.

Mas minha recomendação é continuar procurando um novo emprego. Agora, se o patrão mandar fazer algo que vai contra os seus princípios, não tem jeito. É preferível pedir demissão.

Não pense que ao fazer algo contra os seus princípios, seu emprego estará garantido. Até pode estar por um tempo, mas pense se, realmente, vale a pena ter uma mancha na sua reputação?

Muita gente, no desespero, comete faltas graves. Resultado, um dia as coisas podem se tornar públicas e é você que terá dificuldade de explicar a um recrutador os motivos que o levaram a ser conivente com a empresa antiética.

Por isso, muito cuidado. Seu caráter é que vai fazê-lo ter uma carreira brilhante e longeva. Reflita sobre a situação e não tenha medo do desemprego.

Todo bom profissional se recoloca no mercado. E nada melhor do que deitar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo, sem o peso na consciência.