
Datas comemorativas sempre exigem um reforço de pessoal no comércio e nas indústrias. Não seria diferente com a Páscoa e com o Dia das Mães, quando 98,3 mil vagas temporárias foram criadas para as festas, 10% a mais que em 2010.
Desses quase 100 mil trabalhadores, 23 mil foram efetivados para contratos mais duradouros, de acordo com a Asserttem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário). A maioria das oportunidades foi criada para a Páscoa.
Páscoa
Foram criados 70,1 mil postos de trabalho exclusivamente para a festa que movimenta a indústria de chocolates. A maioria deles - 60% - se concentrou justamente nas fábricas de ovos e barras de chocolate.
O restante das vagas era para o comércio. Do total 14 mil foram para jovens que nunca tinham trabalhado.Cerca de 17,5 mil dos temporários foram contratados. Além desses, outros 27 mil tiveram o contrato prorrogado até o Dia das Mães. O salário dos temporários variou entre R$ 600 e R$ 1.500.
Dia das Mães
Para a data foram criadas 28 mil vagas temporárias. Mas as lojas ainda ganharam um reforço dos postos remanescentes da Páscoa. Portanto, 55 mil pessoas trabalharam em função do Dia das Mães, que foi no dia 9 de maio.
No final do contrato foram efetivadas 5,5 mil pessoas. A Asserttem informou que 70% do total de vagas foram preenchidas por quem tinham entre 18 e 39 anos.
Veja aqui as respostas corretas do quiz!