Como falar com o chefe e não se dar mal

publicado em 20/05/2011 às 14h18: Não assuma uma atitude de cobrança, nem deixe o chefe acuado

Julio Cardozo, colunista do R7ThinkstockThinkstock Se você quer um aumento ou uma promoção, comece falando dos resultados que têm gerado


Vai pedir um aumento ao chefe ou falar daquela promoção que ainda não veio? Esteja preparado antes de entrar na sala dele.

Nada de chegar chegando, muito menos assuma uma atitude de cobrança. É muito importante saber conduzir a conversa sem soar como um tom de ameaça.
Nenhum chefe gosta de se sentir acuado. Por isso, prepare-se bem, com argumentos que justifiquem suas “reivindicações”.

Se você quer um aumento ou uma promoção, comece falando dos resultados que têm gerado em sua área e para a empresa. Mostre que teve idéias inovadoras, as quais foram responsáveis pelo crescimento do negócio.

Faça-o enxergar que há razões mais do que suficientes para te dar um salário maior ou colocá-lo num cargo mais alto. Sempre que possível, aproveite o momento da avaliação de desempenho para falar do assunto.

Agora, se o motivo da sua conversa é levar um problema, não esqueça que a melhor abordagem é mostrar o que não está indo bem e já apontar soluções.

Essa é uma maneira inteligente de dividir algo complicado, sem parecer que você está apenas levando um problema. Evite ficar empurrando com a barriga questões mais complexas por medo de falar com o chefe.

Ele precisa saber o que está acontecendo, antes que você seja acusado de omissão. O segredo é saber a hora certa e o jeito de falar.